Empreendedorismo
A gestão do negócio enfrenta diferentes tipos de desafios. Pensando nisso a ABESE estruturou o painel Empreendedorismo com a presença da Diretora Executiva da Virtueyes, Taize Wessner, a especialista em marketing, Thays Abrantes, e o apresentador do programa Inova360 da Record, Reginaldo Pereira, que promoveram altos papos sobre liderança, marketing digital e inovação, em painel comandado por Patricia Roccato, advogada da ABESE.
Através dos olhares dos palestrantes o público pôde enxergar diferentes caminhos que podem ser trilhados para se promover a cultura da inovação na empresa, a análise comportamental do consumidor a partir da interação com as redes sociais, e o impacto da inovação para a vida das pessoas que anseiam por isso.
Para Taize um ambiente inovador depende de atitude, investimentos, mas também da valorização de boas ideias. A inovação tem direto impacto na performance de vendas do negócio, e nesse contexto Thays apontou o poder das plataformas digitais e provocou: “sua empresa está nessas plataformas?”
Como destacou Reginaldo “Inovar significa melhorar a vida das pessoas e gerar mais nota fiscal para minha empresa”, revelando que o sucesso do negócio depende de resultados efetivos.
Segurança e Educação
As constantes transformações tecnológicas impõem o aprofundamento das discussões sobre o tema educação. Afinal, o mercado de segurança exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com o futuro, e foi pensando nisso que a ABESE incluiu na programação painel envolvendo percepções de docentes, gestores de segurança e consumidores finais, sob a moderação de Cláudio Procida, que coordena a Academia ABESE.
A falta de investimentos em capacitação foi um dos gargalos apontados, como destacou Dostoiévscki Vieira Silbonne, gestor de condomínios. No mesmo sentido, Antônio Neves, gestor de segurança da Heineken, ponderou que é preciso combater a política do ‘achismo’, ressaltando que a humanização do segmento também está ligada ao desenvolvimento profissional.
A professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Roseli de Deus Lopes, aponta que tão importante quanto é a qualidade da formação dos profissionais da área de segurança. Silvio Cesar Martin, gestor de projetos da Sabesp, compartilhou com o público experiências práticas e expectativa de que os prestadores de serviços invistam mais na preparação dos profissionais.
O professor Mario Gonçalves Garcia Junior, Coordenador de projetos da Fundação Santo André (FSA) e do Instituto FSA, considera indispensável uma postura crítica sobre o tema, ressaltando a importância da segurança também da informação. No mesmo sentido, o coordenador do Núcleo de Inovação em Negócios e Empreendedorismo (NINE) do Instituto Mauá de Tecnologia, professor Angelo Sebastião Zanini, apontou que cada vez será preciso equilibrar segurança e privacidade, lembrando, inclusive dos desafios que a LGPD estabelece para compor a segurança em meio aos valores humanos.
Para fechar o painel Cláudio Procida ressaltou os trabalhos que a ABESE promove com a meta de promover o desenvolvimento de empresários e de colaboradores de empresas prestadoras de serviços de Segurança Eletrônica através da Academia ABESE, que oferece cursos presenciais e à distância (EAD).
Expectativas para 2020
Para a palestra de encerramento a jornalista e comentarista de economia da Jovem Pan e TV Gazeta, Denise Campos de Toledo, apresentou panorama sobre o cenário econômico e político nacional e internacional de 2019 e as implicações para 2020. Sobre o mercado, a especialista recomendou aos empresários um otimismo cauteloso, mas relembrou que o Brasil terminará o ano com indicadores ascendentes – o que é animador.
Para o setor de tecnologia e segurança eletrônica, Denise Campos de Toledo afirmou que a palavra-chave é adaptação. “Quando se fala em tecnologia as mudanças são constantes, este fato exige adaptação constante, inclusive da legislação. Outro ponto é que é impossível pensar em modernização sem a incorporação do novo ao nosso dia-a-dia. A portaria eletrônica é um exemplo de tantas oportunidades que estão sendo oferecidas pelo segmento, a incorporação de tecnologia melhora o ambiente econômico”, finalizou.
Antes de fechar o evento a ABESE ainda lançou o Guia de Boas Práticas do Síndico que contrata serviços de Portaria Remota, em trabalho conduzido por Cláudio Procida com a valiosa contribuição de Edimilson Hornhardt, Coordenador do Conselho de Síndicos da ABESE, Margareth Ferreira Bariani, Nally Quaresma de Moura e Pedro Nagahama, Conselheiros.
Ao final, a Presidente Selma convidou ao palco os principais atores que agregaram valor às ações do ano de 2019, Conselheiros de Administração da ABESE, patrocinadores, consultores, colaboradores internos, membros dos Comitês da ABESE e palestrantes, registrando gratidão por integrarem a família ABESE e por materializarem as hashtags “Juntos Somos Mais” e “Conecte-se”.