Veja aqui as novidades que a ABESE destaca da Feira de Segurança de Las Vegas
Passei os últimos dias nos corredores de uma importante feira de segurança, que acontece em Las Vegas. As novidades apresentadas não poderiam ter me deixado mais satisfeita, mas ao contrário do que possam pensar, o que me chamou atenção não foi o ineditismo das soluções, mas o alto nível do mercado de segurança eletrônica brasileiro, pois, posso afirmar que estamos em um ritmo muito próximo em relação à inovação e aplicação de novas tecnologias.
É óbvio que alguns lançamentos merecem destaque, entre eles as câmeras de segurança com gerador de energia solar embarcado. Em um país como o nosso, que possui regiões com forte incidência solar durante o ano inteiro, poder contar com este tipo de recurso pode ser uma solução que viabilize grandes projetos, como parques de energia eólica, por exemplo, ou outros cenários afastados das zonas urbanas e com grandes áreas para a cobertura.
Os dispositivos mostrados no evento garantem rápida instalação, manutenção simples e dispensam a necessidade de energia elétrica ou Wi-Fi. Outros modelos exigem uma carga inicial e depois são mantidos a partir da energia solar. Este tipo de solução também agrega um forte apelo em relação à sustentabilidade, outra tendência que estava em alta nos estandes e muito ligada à Inteligência Artificial, sobretudo em relação à economia de recursos energéticos.
Outro destaque da feira foi o lançamento de câmeras com inteligência artificial embarcada na borda. Essas câmeras, integradas a um sistema avançado, são capazes de armazenar até 10 milhões de informações geradas a partir das análises configuradas pelo usuário. Após a definição do tipo de análise desejada, o sistema inicia o processo de aprendizado e, em apenas 10 minutos, já é capaz de começar a extrair insights relevantes com base nos dados processados.
Não é preciso nem falar que, na base das principais novidades, o denominador comum era a Inteligência Artificial. A IA é, e continuará sendo, o principal motor de inovações dos próximos anos. A boa notícia é que o ecossistema de inovação brasileiro segue evoluindo neste sentido, assim como os fabricantes de segurança eletrônica. É sempre gratificante testemunhar o surgimento de novas soluções, mas volto para casa com a certeza que o nosso país tem desenvolvido grandes soluções, criando agentes de inteligência artificial para contribuir na otimização de processos.