fbpx

Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança

Pesquisar
Close this search box.

Linha do tempo

Linha do tempo

Destaques

1995

Fundação da ABESE

A ABESE, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente fabricantes, distribuidores, revendedores, empresas de monitoramento e rastreamento, projetos, instalação e manutenção de sistemas eletrônicos de segurança. Este segmento hoje, em nível nacional, é formado atualmente por mais de 22 mil empresas e tem tido um crescimento anual médio estimado em 8% nos últimos anos.

Garantir que os produtos e serviços de segurança eletrônica sejam oferecidos com cada vez mais qualidade ao consumidor final é uma das metas da ABESE. A iniciativa partiu de um grupo de empresários brasileiros que, à época, viam a grande necessidade de regulamentar o segmento de segurança eletrônica, bem como aprimorar continuamente a qualidade de seus produtos e serviços e aumentar a sua representatividade, em âmbito público e privado. 

1996 a 2000

Planejamento Estratégico

Em 1996, a diretoria da entidade cria um planejamento estratégico contemplando os 20 anos seguintes.

1ª Exposec e Eventos Regionais

Em 1997 inicia-se a realização de eventos regionais, com a ideia de fortalecer as lideranças locais e fomentar a ideia da criação de sindicatos patronais do setor. Estes eventos consolidam-se no calendário anual de atividades da ABESE e hoje ocorrem, ao longo do ano, em vários estados. Em 97 também acontece a primeira edição da Exposec, que se tornaria posteriormente a maior feira latino-americana e uma das maiores do mundo do segmento de segurança eletrônica e que, desde então, é realizada anualmente em São Paulo, atraindo expositores e público qualificado, nacional e internacional – um verdadeiro palco para exibir todas as grandes atualizações tecnológicas da área. Estima-se que 30% a 40% dos negócios realizados ao longo do ano no setor sejam originados dos contatos feitos durante a realização da Exposec.

Missão Internacional

Em 1998 acontece a primeira missão internacional da ABESE: um grupo de associados visita a feira de Nova Iorque, a maior do mundo naquele momento. Nos anos seguintes ocorrem novas missões para Madri, China, Alemanha e Londres; o grupo de associados, além de conhecer as feiras, também realiza visitas técnicas e fecha acordos e negócios.

1999-2000

Abese Regional

Abese continua buscando lideranças regionais com o objetivo de criar regionais e futuramente transformar em sindicatos patronais representativos do Estado.

Centro de Treinamento ABESE

Em 1999 é criado o Centro de Treinamento ABESE, o CTA, visando oferecer capacitação profissional na área de segurança eletrônica. Em 2000 o CTA muda de nome para Centro de Capacitação Profissional ABESE e amplia sua oferta de cursos.

2001-2005

Neste período, a Abese iniciou a fundação dos sindicatos patronais do setor, denominado Sieses – Sindicatos das empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança. Foram criados 19 sindicatos por todo o país e o primeiro Sindicato reconhecido pelo Ministério do Trabalho foi o Siese-SP em 2003  e, em seguida, o do Paraná. Começam as tratativas de convenção coletiva nos dois estados. De 2004 a 2007 os SIESEs vão se multiplicando pelo país. Hoje há 10 SIESEs.

Parâmetros do Selo de Qualidade ABESE

Em 2002, após dois anos de formatação, é lançado o Selo Amarelo de Qualidade ABESE, que contribui para a auto-regulamentação do setor, auxilia as empresas a implantação de indicadores de resultados, aumentando a lucratividade das empresas, entregando mais qualidade ao consumidor final e atualizando seus colaboradores por meio de grades de treinamento. Após esse período, soluções integradas via software foram desenvolvidas para o mercado, aumentando ainda mais o controle dos resultados das empresas.

O Selo passou por várias revisões e a maior foi em 2008 cujo nome sofreu alteração para SELO DE QUALIDADE ABESE e seus parâmetros foram totalmente revistos, passando as auditorias serem feitas pelo Instituto TOTUM, o qual permanece como parceiro até hoje (2020).

2006-2008

Em 2006 a Abese realiza várias reuniões com seus associados para definir o texto do Projeto de Lei específico para o setor, o qual pretendem apresentar para o Congresso Nacional. Reuniões periódicas foram feitas até a convocação de assembléia extraordinária específica para aprovação do texto.

Em maio de 2007, durante a Exposec, recebemos a visita do então deputado Michel Temer que ocupava na ocasião o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, e que se impressiona com o tamanho do evento e do nosso mercado e que imediatamente entendeu a explanação de representantes da Abese a necessidade de regulamentar o setor de sistemas eletrônicos de segurança e colocou-se à disposição para defender o projeto na Câmara dos Deputados. Nasce em Agosto de 2007 o Projeto de Lei Nº 1759/2007.

Durante o período aproximado de um ano, o Projeto passa por todas as comissões, foram feitos pequenos ajustes positivos e finalmente é aprovado na Câmara dos Deputados e passou para o senado.

Em Julho de 2008 a ABESE é chamada pelo Ministério da Justiça, junto com mais 16 entidades de classe, para compor uma comissão que debate as bases do Estatuto da Segurança Privada, dentro do qual o projeto 1.759 torna-se um capítulo. O Estatuto é finalmente aprovado em novembro de 2016 pela Câmara dos Deputados. Ele representa uma verdadeira vitória do segmento de segurança eletrônica no campo da regulamentação e da representatividade política por diversas conquistas e esclarecimentos que a Abese foi apresentando e desenvolvendo ao longo desses anos.

De qualquer forma, apesar de estar aprovado na Câmara e no Senado Federal, depende da Presidência do Senado federal, a partir de então, colocar em pauta plenária para votação e após ser sancionado pelo Presidente da República, ato este ainda não concluído até o ano de 2020.

Comitê Brasileiro de Eletricidade – COBEI 03 – ABNT

Em 2008 também é lançada a primeira norma brasileira do setor, para cercas elétricas – uma resposta à solicitação da ABESE junto ao Comitê Brasileiro de Eletricidade, o COBEI, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Em 2013 a Abese solicita nova abertura de comissão via COBEI e são iniciados os trabalhos para normalizar os segmentos de intrusão, vídeo monitoramento e controle de acesso.

2009-2012

FENABESE

Em 2009 foi  criada a Federação Interestadual de Sistemas Eletrônicos de Segurança, a FENABESE, reunindo sindicatos regionais e com a finalidade de coordenar e defender nacionalmente os interesses dos empresários de segurança eletrônica e de suas entidades representativas. Em 2016 ela é ratificada e atualmente está em fase de reconhecimento junto aos órgãos competentes.

 

Departamento de Segurança da FIESP

Em 2010 a ABESE é convidada a assumir uma cadeira no Departamento de Segurança da FIESP. Em conjunto com esta entidade, a Abese realizou várias ações significativas com o escopo de desenvolvimento da Indústria Nacional, mercado representado pela Fiesp, como Missões empresariais conjuntas, eventos atrativos os quais apresentamos as tecnologias disponíveis para os gestores de segurança de diversos setores, abrimos portas para produtos internacionais que procuravam as entidades para travar relacionamento com a indústria Nacional, apoio e participação do Departamento de Segurança da Fiesp na Feira realizada pela Abese, EXPOSEC, realizamos conjuntamente Congresso De segurança, entre outras ações.

Nos anos seguintes, até 2012, A Abese realizou vários Encontros Regionais seguidos de cursos de capacitação para a região e ampliou a realização do Congresso Abese no final do ano, o qual se consolidou em 2019 como o evento de “fechamento do ano” no setor de segurança eletrônica.

2013-2016

Câmaras Setoriais

Para discutir assuntos relacionados as verticais representadas pela Abese que são definidas em três pilares basicamente: Indústria, Distribuidores e prestadores de serviços, cada um se desdobrando entre produtos e serviços variados (câmeras de segurança, alarmes / sensores/ sirenes/ cabeamento / cerca elétrica etc e serviços de serviços de videomonitoramento 24hs, rastreamento, portaria remota, controle de acesso, portas e portões automáticos, etc), A Abese criou as Câmaras Setoriais internas que se consolidam a partir de 2013, para debater necessidades específicas dos associados. Essas câmaras de debates, em 2018, viram comitês de estudos que contemplam planejamentos com produção de materiais para o mercado de segurança. As empresas associadas colaboram muito com essas discussões e constroem o direcionamento do mercado em suas atividades específicas. Estão em atividades, no ano de 2020,  os seguintes setores representados pela Abese:

  • Comitê de Rastreamento
  • Comitê de Portaria Remota
  • Comitê de Controle de Acesso
  • Comitê do Consumidor: Conselho de Síndicos e Comitê de Gestores de Segurança
  • Comitê de Startups
  • Comitê de Compliance

 

Código Nacional de Atividade Econômica

Em 2015, a ABESE consegue a obtenção do CNAE, o Código Nacional de Atividade Econômica, específico para o setor. Outra conquista no campo jurídico é o Código Brasileiro de Ocupação, CBO, definindo as funções de monitor interno, monitor externo, mantenedor de sistemas eletrônicos de segurança e instalador.

2016

Guia do Consumidor

Abese lança uma edição atualizada do Guia do Consumidor para a aquisição de sistemas eletrônicos de segurança, apresentando orientações para que o consumidor final possa adquirir equipamentos e serviços de segurança eletrônica para a sua casa, seu condomínio, empresa ou qualquer outro local ou evento.

2017-2020

  • Abese inicia uma jornada profissional.
  • Investe em ferramentas de treinamentos EAD
  • Parte para as intensas divulgações nas mídias sociais 
  • Amplia o projeto EXPOSEC, interagindo na gestão profissional da Feira
  • Cria mais de 12 eventos anuais neste período, atingindo 24 eventos realizados no ano de 2019;
  • Atinge público participante recorde nos Simpósios Regionais, EXPOSEC e Congresso
  • Em 2019, lança e-books jurídicos, técnicos e administrativos
  • Em 2020, entra definitivamente no mundo digital, transformando as experiências dos patrocinadores mas não perdendo de vista a importância do relacionamento pessoal.
  • Se reinventa em dois dias para o enfrentamento do Vírus Covid-19 protegendo seus colaboradores por meio do trabalho home-office, criando materiais de apoio aos associados e para o mercado por meio de site específico com dicas e subsídios jurídicos para acordos com colaboradores, formas de proteção à vida, criação de comitê multidisciplinar de Gestão de Crise, com plantões semanais, entre outras ações

Bem vindos ao mundo Abese!

Compartilhe esse post:

Veja também